Vamos Ler e Telhas Construção Brasil apresentam o conceito de pegada ecológica
AUTORA
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Objetivos
● Refletir sobre a importância da pegada ecológica e do cuidado com o meio ambiente.
● Promover a criatividade e o trabalho em grupo na construção de jogos educativos.
● Estimular a empatia e a colaboração entre turmas de diferentes anos escolares.
● Incentivar práticas de aprendizagem lúdica e compartilhada.
Descrição da Atividade
A atividade iniciou-se com uma roda de conversa sobre o vídeo do Vamos Ler e Telhas Construção Brasil apresentam o conceito de pegada ecológica, em que os alunos discutiram ações cotidianas que aumentam ou reduzem a pegada ecológica. A partir das falas, surgiu uma ideia espontânea dos próprios alunos: criar jogos educativos que pudessem ensinar outras crianças sobre reciclagem e cuidado ambiental.
Divididos em grupos, os alunos confeccionaram diferentes materiais:
● 3 Jogos da Memória com imagens relacionadas à preservação ambiental.
● 5 Quebra cabeças numérico com imagens de cuidados com o meio ambiente
● 1 Bingo Reciclagem trazendo símbolos e palavras ligadas ao tema.
Após a produção, os jogos foram organizados em uma sacola educativa, preparada com carinho e assinada pelos alunos, para serem entregue às turmas do 1º e 2º anos.
O momento mais especial foi a entrega: os próprios alunos do 4º ano apresentaram os jogos, explicaram sobre a importância da pegada ecológica e derem exemplos para serem realizados na escola e em casa e interagiram com os colegas mais novos. O envolvimento e a empolgação ficaram evidentes, tanto entre quem produziu quanto entre quem recebeu os jogos.
No recreio, foi possível ver as turminhas brincando com os materiais, rindo e aprendendo de forma natural, o que demonstrou que a ação realmente transcendeu os limites da sala do 4º ano, espalhando conhecimento, alegria e consciência ambiental por toda a escola.
A atividade foi muito mais que uma aula: foi uma experiência especial de aprendizagem compartilhada, em que os alunos se sentiram protagonistas e multiplicadores de boas práticas. O resultado foi um gesto de responsabilidade socioambiental aliado à ludicidade, capaz de unir diferentes turmas em torno de um mesmo objetivo: cuidar do planeta e aprender brincando.
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Objetivos
● Refletir sobre a importância da pegada ecológica e do cuidado com o meio ambiente.
● Promover a criatividade e o trabalho em grupo na construção de jogos educativos.
● Estimular a empatia e a colaboração entre turmas de diferentes anos escolares.
● Incentivar práticas de aprendizagem lúdica e compartilhada.
Descrição da Atividade
A atividade iniciou-se com uma roda de conversa sobre o vídeo do Vamos Ler e Telhas Construção Brasil apresentam o conceito de pegada ecológica, em que os alunos discutiram ações cotidianas que aumentam ou reduzem a pegada ecológica. A partir das falas, surgiu uma ideia espontânea dos próprios alunos: criar jogos educativos que pudessem ensinar outras crianças sobre reciclagem e cuidado ambiental.
Divididos em grupos, os alunos confeccionaram diferentes materiais:
● 3 Jogos da Memória com imagens relacionadas à preservação ambiental.
● 5 Quebra cabeças numérico com imagens de cuidados com o meio ambiente
● 1 Bingo Reciclagem trazendo símbolos e palavras ligadas ao tema.
Após a produção, os jogos foram organizados em uma sacola educativa, preparada com carinho e assinada pelos alunos, para serem entregue às turmas do 1º e 2º anos.
O momento mais especial foi a entrega: os próprios alunos do 4º ano apresentaram os jogos, explicaram sobre a importância da pegada ecológica e derem exemplos para serem realizados na escola e em casa e interagiram com os colegas mais novos. O envolvimento e a empolgação ficaram evidentes, tanto entre quem produziu quanto entre quem recebeu os jogos.
No recreio, foi possível ver as turminhas brincando com os materiais, rindo e aprendendo de forma natural, o que demonstrou que a ação realmente transcendeu os limites da sala do 4º ano, espalhando conhecimento, alegria e consciência ambiental por toda a escola.
A atividade foi muito mais que uma aula: foi uma experiência especial de aprendizagem compartilhada, em que os alunos se sentiram protagonistas e multiplicadores de boas práticas. O resultado foi um gesto de responsabilidade socioambiental aliado à ludicidade, capaz de unir diferentes turmas em torno de um mesmo objetivo: cuidar do planeta e aprender brincando.
Comentários
Postar um comentário