Projeto: A Energia que Ilumina o Futuro
AUTORA
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
1. Introdução
O presente relato tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da atividade 'A Energia que Ilumina o Futuro', realizada como parte do projeto Vamos Ler. A proposta teve como ponto de partida o vídeo 'Vamos Ler e Telhas Construção Brasil apresentam energia sustentável', que inspirou reflexões sobre o uso consciente da energia e o papel das fontes renováveis na preservação do planeta.
2. Objetivos
• Refletir sobre a importância do uso consciente da energia elétrica no cotidiano;
• Identificar atitudes que contribuem para a economia de energia;
• Desenvolver a consciência ambiental e a responsabilidade coletiva;
• Estimular a expressão oral, escrita e artística dos alunos;
• Valorizar o trabalho em equipe e a criatividade como ferramentas de aprendizado.
3. Desenvolvimento das atividades
Após a exibição do vídeo, foi realizada uma roda de conversa para promover o diálogo sobre atitudes cotidianas que ajudam a economizar energia. Os alunos demonstraram grande interesse e trouxeram exemplos práticos do seu convívio familiar e escolar.
Em seguida, cada estudante escreveu, em pedaços de papel sulfite, uma ação para economizar energia, lendo-a para os colegas e colando no cartaz coletivo intitulado: 'A energia que economizamos hoje ilumina o futuro de todos.'
Durante o momento de partilha, surgiu de forma espontânea a ideia de criar uma música que reforçasse a importância do consumo consciente. A proposta foi acolhida com entusiasmo pela turma, que colaborou na construção dos versos, dando origem a uma bela letra coletiva. Com o apoio da Inteligência Artificial, foram desenvolvidos o ritmo e a melodia, resultando em um jingle alegre e educativo, acompanhado de uma coreografia criada pelos próprios alunos, que uniu arte, tecnologia e conscientização de forma encantadora.
A experiência culminou na gravação de um vídeo musical, divulgado nas redes sociais da escola e apresentado às demais turmas, com o objetivo de ampliar a mensagem de conscientização e envolver toda a comunidade escolar.
Resultados:
A atividade proporcionou momentos de aprendizagem significativa, colaboração e expressão criativa. Os alunos se mostraram motivados, participativos e comprometidos, compreendendo que pequenas atitudes geram grandes mudanças.
O projeto promoveu o desenvolvimento de valores como responsabilidade ambiental, cooperação e protagonismo, transformando conhecimento em ação concreta. O envolvimento coletivo resultou em um produto artístico e educativo que encantou toda a comunidade escolar.
A atividade 'A Energia que move a Escola' demonstrou que quando o aprendizado é vivenciado com propósito e emoção, ele se transforma em inspiração. As crianças compreenderam que a energia mais poderosa é a que vem do coração consciente e do desejo de cuidar do mundo.
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
1. Introdução
O presente relato tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da atividade 'A Energia que Ilumina o Futuro', realizada como parte do projeto Vamos Ler. A proposta teve como ponto de partida o vídeo 'Vamos Ler e Telhas Construção Brasil apresentam energia sustentável', que inspirou reflexões sobre o uso consciente da energia e o papel das fontes renováveis na preservação do planeta.
2. Objetivos
• Refletir sobre a importância do uso consciente da energia elétrica no cotidiano;
• Identificar atitudes que contribuem para a economia de energia;
• Desenvolver a consciência ambiental e a responsabilidade coletiva;
• Estimular a expressão oral, escrita e artística dos alunos;
• Valorizar o trabalho em equipe e a criatividade como ferramentas de aprendizado.
3. Desenvolvimento das atividades
Após a exibição do vídeo, foi realizada uma roda de conversa para promover o diálogo sobre atitudes cotidianas que ajudam a economizar energia. Os alunos demonstraram grande interesse e trouxeram exemplos práticos do seu convívio familiar e escolar.
Em seguida, cada estudante escreveu, em pedaços de papel sulfite, uma ação para economizar energia, lendo-a para os colegas e colando no cartaz coletivo intitulado: 'A energia que economizamos hoje ilumina o futuro de todos.'
Durante o momento de partilha, surgiu de forma espontânea a ideia de criar uma música que reforçasse a importância do consumo consciente. A proposta foi acolhida com entusiasmo pela turma, que colaborou na construção dos versos, dando origem a uma bela letra coletiva. Com o apoio da Inteligência Artificial, foram desenvolvidos o ritmo e a melodia, resultando em um jingle alegre e educativo, acompanhado de uma coreografia criada pelos próprios alunos, que uniu arte, tecnologia e conscientização de forma encantadora.
A experiência culminou na gravação de um vídeo musical, divulgado nas redes sociais da escola e apresentado às demais turmas, com o objetivo de ampliar a mensagem de conscientização e envolver toda a comunidade escolar.
Resultados:
A atividade proporcionou momentos de aprendizagem significativa, colaboração e expressão criativa. Os alunos se mostraram motivados, participativos e comprometidos, compreendendo que pequenas atitudes geram grandes mudanças.
O projeto promoveu o desenvolvimento de valores como responsabilidade ambiental, cooperação e protagonismo, transformando conhecimento em ação concreta. O envolvimento coletivo resultou em um produto artístico e educativo que encantou toda a comunidade escolar.
A atividade 'A Energia que move a Escola' demonstrou que quando o aprendizado é vivenciado com propósito e emoção, ele se transforma em inspiração. As crianças compreenderam que a energia mais poderosa é a que vem do coração consciente e do desejo de cuidar do mundo.
Comentários
Postar um comentário