Estante Mágica
AUTORA
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Objetivos do Projeto:
· Estimula o hábito da leitura e da escrita;
· Introduz ferramentas tecnológicas aplicadas à produção artística e literária;
· Incentiva o trabalho autoral, possibilitando que cada estudante se perceba como escritor(a).
1.Introdução
O presente relatório tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Projeto Estante Mágica, iniciado em 28 de julho de 2025, junto à turma de 4º Ano. A iniciativa busca incentivar a leitura, a escrita criativa e o uso de tecnologias educacionais, promovendo o protagonismo dos estudantes e despertando neles o interesse pela produção literária.
2. Desenvolvimento das atividades
2.1.Aulas de Língua Portuguesa (início em 28/07)
Durante as aulas de Língua Portuguesa, os alunos vêm trabalhando na elaboração de histórias originais, que serão reunidas para compor um livro autoral. O processo inclui criação de enredos, desenvolvimento de personagens, organização de ideias e revisão textual. Cada estudante é incentivado a explorar sua imaginação, a experimentar diferentes narrativas e a aprimorar sua escrita.
2.2.Aulas de Informática (07/08)
Em 7 de agosto de 2025, os alunos participaram de uma atividade prática de artes digitais na qual criaram, utilizando a plataforma AutoDraw, o personagem principal de suas histórias. Essa etapa possibilitou a integração entre a produção textual e a expressão visual, estimulando a criatividade e a percepção estética, além de proporcionar o contato com ferramentas tecnológicas que favorecem a autonomia no processo de criação.
3. Engajamento e participação da turma
A turma demonstrou elevado engajamento e entusiasmo nessa primeira etapa. A atividade de criação digital dos personagens foi recebida com curiosidade e envolvimento, gerando um ambiente dinâmico e colaborativo. O projeto vem se consolidando como uma oportunidade para que os alunos se sintam verdadeiros autores, vivenciando o processo de concepção e concretização de um livro, o que fortalece a autoestima e o sentimento de realização.
5. Considerações finais
O andamento do Projeto Estante Mágica tem sido positivo e motivador, revelando o potencial criativo da turma e fortalecendo vínculos entre a escola, os estudantes e a comunidade. A experiência está proporcionando não apenas a produção de um livro coletivo, mas também a construção de memórias afetivas e o despertar do prazer pela escrita. Ao integrar linguagem, arte e tecnologia, o projeto contribui para a formação de novos escritores, capazes de expressar suas ideias com clareza, sensibilidade e originalidade
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Objetivos do Projeto:
· Estimula o hábito da leitura e da escrita;
· Introduz ferramentas tecnológicas aplicadas à produção artística e literária;
· Incentiva o trabalho autoral, possibilitando que cada estudante se perceba como escritor(a).
1.Introdução
O presente relatório tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Projeto Estante Mágica, iniciado em 28 de julho de 2025, junto à turma de 4º Ano. A iniciativa busca incentivar a leitura, a escrita criativa e o uso de tecnologias educacionais, promovendo o protagonismo dos estudantes e despertando neles o interesse pela produção literária.
2. Desenvolvimento das atividades
2.1.Aulas de Língua Portuguesa (início em 28/07)
Durante as aulas de Língua Portuguesa, os alunos vêm trabalhando na elaboração de histórias originais, que serão reunidas para compor um livro autoral. O processo inclui criação de enredos, desenvolvimento de personagens, organização de ideias e revisão textual. Cada estudante é incentivado a explorar sua imaginação, a experimentar diferentes narrativas e a aprimorar sua escrita.
2.2.Aulas de Informática (07/08)
Em 7 de agosto de 2025, os alunos participaram de uma atividade prática de artes digitais na qual criaram, utilizando a plataforma AutoDraw, o personagem principal de suas histórias. Essa etapa possibilitou a integração entre a produção textual e a expressão visual, estimulando a criatividade e a percepção estética, além de proporcionar o contato com ferramentas tecnológicas que favorecem a autonomia no processo de criação.
3. Engajamento e participação da turma
A turma demonstrou elevado engajamento e entusiasmo nessa primeira etapa. A atividade de criação digital dos personagens foi recebida com curiosidade e envolvimento, gerando um ambiente dinâmico e colaborativo. O projeto vem se consolidando como uma oportunidade para que os alunos se sintam verdadeiros autores, vivenciando o processo de concepção e concretização de um livro, o que fortalece a autoestima e o sentimento de realização.
5. Considerações finais
O andamento do Projeto Estante Mágica tem sido positivo e motivador, revelando o potencial criativo da turma e fortalecendo vínculos entre a escola, os estudantes e a comunidade. A experiência está proporcionando não apenas a produção de um livro coletivo, mas também a construção de memórias afetivas e o despertar do prazer pela escrita. Ao integrar linguagem, arte e tecnologia, o projeto contribui para a formação de novos escritores, capazes de expressar suas ideias com clareza, sensibilidade e originalidade
Comentários
Postar um comentário