Micro:bit e as tecnologias
AUTORA
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Durante o segundo trimestre, os estudantes do 4º ano participaram de uma sequência de atividades com foco no uso do micro:bit, um microcontrolador programável que permite a introdução prática da robótica e da programação em sala de aula. O micro:bit é um recurso educacional tecnológico que estimula o pensamento computacional e a resolução de problemas de forma criativa e acessível.
Objetivos da atividade:
· Compreender o conceito e o funcionamento básico do micro:bit;
· Desenvolver habilidades de programação por blocos;
· Relacionar tecnologia com a resolução de problemas sociais e ambientais;
· Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo estudantil;
· Aplicar conhecimentos de Ciências, Matemática e Cidadania em projetos interdisciplinares.
Etapas desenvolvidas:
1. Apresentação do micro:bit: A turma conheceu o dispositivo, seus botões, sensores, matriz de LEDs e portas de conexão. Houve demonstração das funcionalidades básicas, como acender luzes, tocar sons e detectar movimentos.
2. Experimentação teórica e prática: Os estudantes realizaram pequenos testes com comandos simples por meio da plataforma MakeCode, programando o micro:bit para mostrar imagens, números e responder ao toque de botões.
3. Desenvolvimento de projetos (um por grupo): A turma foi dividida em sete grupos. Cada grupo ficou responsável por planejar, programar e montar um projeto aplicável à vida real, com integração entre teoria e prática. Os projetos desenvolvidos foram:
1. Guardiões das Montanhas: Utilizou sensores para detectar possíveis deslizamentos em maquetes feitas com areia, emitindo alertas sonoros aos “moradores”.
2. Raiz Inteligente: Sensor de umidade do solo para auxiliar no cuidado com as plantas, evitando regas excessivas ou escassas.
3. Cadeirante Seguro: Sistema de alerta sonoro para cadeiras de rodas, avisando sobre obstáculos à frente.
4. Sensor de Carro: Alarme programado para avisar motoristas sobre obstáculos próximos, simulando situações de trânsito.
5. Jogo do Pontinho Auditivo: Jogo acessível para deficientes visuais, usando sons para indicar quantas casas andar, promovendo inclusão.
6. Semáforo Sonoro: Protótipo de semáforo adaptado com sons para ajudar na travessia de ruas por pessoas com deficiência.
7. Pulseira SOS: Dispositivo vibratório e sonoro que indica a cor do semáforo, permitindo que cegos saibam quando atravessar com segurança.
As atividades proporcionaram uma vivência rica e significativa aos alunos, que se mostraram motivados, curiosos e engajados em todas as etapas do processo. O uso do micro:bit não apenas introduziu conceitos tecnológicos de maneira lúdica e prática, mas também despertou nos estudantes um olhar mais empático e consciente sobre acessibilidade, segurança e sustentabilidade.
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano
Durante o segundo trimestre, os estudantes do 4º ano participaram de uma sequência de atividades com foco no uso do micro:bit, um microcontrolador programável que permite a introdução prática da robótica e da programação em sala de aula. O micro:bit é um recurso educacional tecnológico que estimula o pensamento computacional e a resolução de problemas de forma criativa e acessível.
Objetivos da atividade:
· Compreender o conceito e o funcionamento básico do micro:bit;
· Desenvolver habilidades de programação por blocos;
· Relacionar tecnologia com a resolução de problemas sociais e ambientais;
· Estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo estudantil;
· Aplicar conhecimentos de Ciências, Matemática e Cidadania em projetos interdisciplinares.
Etapas desenvolvidas:
1. Apresentação do micro:bit: A turma conheceu o dispositivo, seus botões, sensores, matriz de LEDs e portas de conexão. Houve demonstração das funcionalidades básicas, como acender luzes, tocar sons e detectar movimentos.
2. Experimentação teórica e prática: Os estudantes realizaram pequenos testes com comandos simples por meio da plataforma MakeCode, programando o micro:bit para mostrar imagens, números e responder ao toque de botões.
3. Desenvolvimento de projetos (um por grupo): A turma foi dividida em sete grupos. Cada grupo ficou responsável por planejar, programar e montar um projeto aplicável à vida real, com integração entre teoria e prática. Os projetos desenvolvidos foram:
1. Guardiões das Montanhas: Utilizou sensores para detectar possíveis deslizamentos em maquetes feitas com areia, emitindo alertas sonoros aos “moradores”.
2. Raiz Inteligente: Sensor de umidade do solo para auxiliar no cuidado com as plantas, evitando regas excessivas ou escassas.
3. Cadeirante Seguro: Sistema de alerta sonoro para cadeiras de rodas, avisando sobre obstáculos à frente.
4. Sensor de Carro: Alarme programado para avisar motoristas sobre obstáculos próximos, simulando situações de trânsito.
5. Jogo do Pontinho Auditivo: Jogo acessível para deficientes visuais, usando sons para indicar quantas casas andar, promovendo inclusão.
6. Semáforo Sonoro: Protótipo de semáforo adaptado com sons para ajudar na travessia de ruas por pessoas com deficiência.
7. Pulseira SOS: Dispositivo vibratório e sonoro que indica a cor do semáforo, permitindo que cegos saibam quando atravessar com segurança.
As atividades proporcionaram uma vivência rica e significativa aos alunos, que se mostraram motivados, curiosos e engajados em todas as etapas do processo. O uso do micro:bit não apenas introduziu conceitos tecnológicos de maneira lúdica e prática, mas também despertou nos estudantes um olhar mais empático e consciente sobre acessibilidade, segurança e sustentabilidade.
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