PROJETO EU ME IMPORTO

AUTORA
Professora Solange Heyda de Almeida, quarto ano

Objetivos do Projeto:

· Compreender, de forma acessível, o que é depressão.

· Desenvolver empatia e escuta, valorizando a importância de falar sobre sentimentos.

· Produzir mensagens positivas e de apoio, conectando a aula à comunidade.

· Refletir sobre maneiras de ajudar a si mesmo e ao outro nos momentos difíceis.

1. Introdução

A saúde mental tem ganhado relevância no ambiente escolar, sobretudo entre crianças e adolescentes. A atividade do 4º ano, a partir do vídeo do programa Vamos Ler, buscou promover reflexão crítica sobre a depressão, incentivando empatia, acolhimento e conscientização. O trabalho lúdico e interativo, uniu debate e dinâmicas.

2. Atividades

a) Exibição do vídeo: após assistir ao material “Depressão: Vamos Ler e IMM detalham importância do assunto”, realizou-se roda de conversa para compartilhar impressões e sentimentos.

b) Debate: os alunos participaram ativamente, relatando situações próximas e refletindo sobre a importância de ouvir e apoiar.

c) Produção coletiva: cada estudante escreveu mensagens positivas em cartões coloridos, formando um mural coletivo intitulado “Palavras que Acolhem”.

d) Dinâmica: a professora elaborou uma versão do Jogo do Milhão, para fixar o aprendizado.

e) Chá da Esperança: Os alunos produziram envelopes personalizados de chá, nos quais escreveram mensagens positivas que foram entregues a pessoas da comunidade como forma simbólica de espalhar acolhimento.

3. Resultados

O projeto gerou envolvimento intenso. Os alunos compreenderam, a seriedade do tema e demonstraram sensibilidade em acolher colegas. O mural transformou-se em espaço de apoio coletivo, repercutindo além da sala de aula. Muitos alunos relataram sentir orgulho ao ver seu trabalho gerar um impacto na vida das pessoas ao redor.

4. Conclusão

A realização dessa atividade no âmbito do programa Vamos Ler possibilitou aos alunos não apenas aprenderem sobre a depressão, mas também revelou a importância do diálogo e da empatia como caminhos para prevenção do sofrimento emocional. O envolvimento dos alunos reforçou a necessidade de incluir a saúde mental no cotidiano escolar, criando redes de apoio e promovendo uma cultura de cuidado mútuo.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estante Mágica

PROJETO PALAVRAS QUE ILUMINAM

Micro:bit e as tecnologias